44.200.169.91

Siderúrgica Espanhola Escolhe Solução Cloud PRIMAVERA Para Gerir Ativos

Os principais benefícios alcançados pelo Grupo PLAFESA com a solução 100% web passam pela máxima rentabilidade dos equipamentos, gestão adequada do ciclo de vida e controlo dos custos associados à manutenção.

Presente nos mercados ibérico e latino-americano, o grupo espanhol PLAFESA, uma referência no setor siderúrgico ibérico há mais de 30 anos, escolheu a solução cloud native PRIMAVERA Enterprise Asset Management (EAM) para otimizar a gestão dos ativos das três unidades industriais que possui em Madrid, Valência e Aveiro.

Com a solução da tecnológica PRIMAVERA BSS, multinacional especializada no desenvolvimento de soluções de gestão para o mercado global, a siderúrgica espanhola passou a definir, controlar e gerir a nível operacional e estratégico, a partir de qualquer local, todo o processo de manutenção dos seus equipamentos e instalações industriais.

A solução PRIMAVERA EAM possibilitou também ao grupo PLAFESA rentabilizar os elevados investimentos realizados em instalações e equipamentos, fruto do sistema de produção just in time do setor da automação industrial em que se insere. O software da PRIMAVERA BSS permitiu extrair a máxima capacidade operacional de cada um dos ativos.

"É comum pensar-se que quanto mais complexa é uma ferramenta, maiores serão os benefícios obtidos, e isso é um erro. A complexidade deve estar no que pretendemos obter e não na forma de obtê-lo, que deve ser o mais simples possível", afirma Enrique Hidalgo, Diretor de Sistemas do Grupo PLAFESA. "A solução cloud native para gestão de ativos empresariais da PRIMAVERA BSS veio, por um lado, simplificar o dia a dia dos nossos colaboradores e, por outro, responder às nossas necessidades de gestão mais complexas".

Com uma capacidade produtiva de 200 toneladas por dia, o Grupo PLAFESA alcançou um controlo total sobre as avarias e tempos de paragem dos equipamentos, os custos de manutenção com os stocks, os registos de consumos, os serviços de assistência técnica ou deslocações efetuadas por ordem de serviço, entre outros.

"A gestão dos ativos é fundamental para o bom desempenho das empresas, uma vez que o impacto económico da manutenção desses ativos nos resultados alcançados é enorme", afirma Luís Cadillon, Country Manager da PRIMAVERA BSS Espanha. "O PRIMAVERA EAM é uma solução robusta, com uma elevada riqueza funcional, que permite extrair a máxima capacidade operacional dos ativos empresariais, maximizando o desempenho com menos esforços e recursos e tornando as empresas mais produtivas, rentáveis e competitivas".

Controlo estratégico, operacional e financeiro dos ativos empresariais

Através de uma análise exaustiva realizada pela PRIMAVERA Consulting, responsável pela implementação do software, configuração e parametrização do sistema e formação dos utilizadores, foi possível conhecer e compreender em detalhe os processos de negócio, necessidades e requisitos, bem como os objetivos esperados pelo grupo PLAFESA a médio/longo prazo.

Com a implementação do PRIMAVERA EAM, a siderúrgica espanhola não só reduziu os riscos e os custos de inoperatividade dos equipamentos, como também melhorou a rapidez e a eficiência de todos os seus processos funcionais, desde a gestão de ativos (registos, transferências, baixas), passando pela gestão de ordens de serviço (corretivas, preventivas e de melhoria) e de avisos, até à manutenção preventiva ou à própria gestão de inventários e materiais.

A arquitetura do PRIMAVERA EAM, orientada para a integração de dados, possibilita a ligação a sistemas de gestão e monitorização, o que se traduz num maior valor acrescentado para o negócio.