3.138.69.45

Start-up pioneira a nível mundial otimiza gestão com PRIMAVERA

Toda a gestão da Oceano Fresco está suportada nas soluções PRIMAVERA, destacando-se uma sofisticada plataforma web de Procurement que garante agilidade e rapidez aos processos de compra.

A Oceano Fresco cultiva exclusivamente amêijoas nativas europeias. Os bivalves são um dos alimentos mais sustentáveis, saudáveis e saborosos do mundo, e a Oceano Fresco tem como missão revelar ao mundo o potencial dos bivalves como alternativa superior a outras fontes de proteína.

Na Nazaré existe uma maternidade integrada no Centro Biomarinho, que replica as condições ideias encontradas na natureza onde as amêijoas se reproduzem de acordo com a sua propensão biológica e crescem até atingirem a fase de semente.

Depois seguem para o primeiro viveiro em mar aberto do mundo. Localizado no Oceano Atlântico, a 3,5 milhas náuticas da costa de Lagos no Algarve e com 100 hectares, permite um cultivo e colheira durante o ano inteiro.

A Oceano Fresco foi fundada em 2015 e segue o lema "podemos regenerar a natureza se cultivarmos e comermos melhor”. Ao controlar as várias etapas da cadeia de valor, a empresa prepara-se para ser a maior produtora de amêijoas em mar aberto do mundo, referência mundial de sustentabilidade e também responsável pelo crescimento de uma indústria avaliada em 20 mil milhões de euros. Nos últimos anos, a empresa recebeu cerca de 7,5 milhões de euros em investimentos de capital na faseseed (seed stage equity investments) e 4,2 milhões de euros em incentivos públicos. Mais recentemente em Novembro de 2021 a Oceano Fresco anunciou uma ronda serie B de 6.1 milhões de euros com novos acionistas AquaSparkeSemapa Next.

Gestão suportada em soluções PRIMAVERA

Neste projeto pioneiro, sustentado em investigação e tecnologia, os processos de gestão financeiros e de compras estão suportados na mais recente plataforma tecnológica desenvolvida pela PRIMAVERA BSS – a V10.

Frederico Reis, Administrador Executivo da Oceano Fresco salienta "procurávamos solidez e flexibilidade e encontrámos isso na PRIMAVERA”.

A trabalhar com várias empresas de referência na indústria alimentar, como as Conservas Ramirez, a Bell Portugal, a Vitacress, ou a Carnalentejana, a PRIMAVERA BSS associou-se também a este projeto de referência mundial "com grande orgulho e sentido de missão de contribuir para um consumo cada vez mais consciente e sustentável”, destaca Felicidade Ferreira, Country Manager da tecnológica.

"Acreditamos imenso neste projeto e estamos empenhadíssimos em colocar a nossa melhor tecnologia ao serviço de todos os gestores da Oceano Fresco, dando-lhes informação que lhes permita controlar todos os processos, garantir agilidade, acompanhar a performance e obter informação fidedigna de apoio à decisão em tempo real. Todo o projeto vive de sofisticação tecnológica e no que se refere aos sistemas de apoio à gestão, também aqui colocamos todo um sistema de gestão integrado sofisticado, do qual destacaria uma solução cloud de procurement que garante total colaboração, rapidez e eficiência dos processos de compra”, conclui a responsável.

Constituída por cerca de 33 profissionais de várias nacionalidades, a Oceano Fresco surge com o propósito de mudar o paradigma para uma economia azul alicerçada na sustentabilidade dos oceanos. Com a comercialização de ameijoas prevista para 2023, a Oceano Fresco prepara-se para lançar, em larga escala, as suas operações comerciais, começando com variedades de espécies premium de amêijoas nativas da Europa e espera atingir nove milhões de euros em vendas em menos de 3 anos, principalmente nos mercados português e espanhol.